Saltar para o conteúdo

Início

               Residência Sénior Lezirias

A residência Sénior Lezírias é um projecto inovador.

Gerida por uma equipa que trabalha há mais de vinte anos na área do envelhecimento está directamente ligada a uma Associação de reflexão sobre o envelhecimento e a institucionalização em Portugal, a Associação Amigos da Grande Idade (www.associacaoamigosdagrandeidade.com), podendo, em breve, tornar-se a primeira estrutura de oferta de serviços desta Associação que está a desenvolver o processo de transformação em IPSS.

O principal objectivo é tornarmos a Residência Sénior Lezírias um modelo de trabalho para todos os técnicos e todos os interessados na problemática da institucionalização em particular e do envelhecimento em geral.

Os nossos cuidados e serviços estão pois muito acima do modelo conservador, estigmatizante e preconceituoso que se tem desenvolvido no nosso País na prestação de cuidados e oferta de serviços a pessoas idosas institucionalizadas.

Combatemos a “normalidade” de gerirmos um espaço de “espera”, de “construção de doença”, de “promoção de disfuncionalidade e desenvolvimento de dependência”. Combatemos esta “normalidade” que é conhecida de todos e também contestada por todos mas aceite como inevitável a partir de certa idade.

Não é um trabalho fácil. Mas aos poucos temos tido a gratidão dos que nos conhecem e dos que recorrem aos nossos serviços e cuidados e que vão espalhando a mensagem.

Acreditamos como Caravaggio retrata no seu quadro sobre a Vocação de S. Mateus que poderemos ser seguidos:

“Partindo Jesus dali, viu sentado um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.”

(Mt. 9.9.)